Qual o melhor modelo de Drawback para sua empresa?
Qual o melhor modelo de Drawback para sua empresa? Contar com benefícios fiscais é uma ótima opção para conseguir exportar com mais facilidade e agilidade, e ainda garantir o fluxo...
O modal dutoviário tem recebido mais atenção recentemente em função da alta procura por óleo e gás provocada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
O conflito reaqueceu disputas geopolíticas e readequou o xadrez da compra e venda destes produtos, usados nos transportes, na geração de energia e em muitos outros setores da economia.
Estes são produtos que se mantém constantemente valorizados com a evolução das economias e o crescimento e expansão das populações, cidades, indústrias e negócios, e que garantem às nações produtoras um alto volume de negócios que levam a um saldo positivo nas contas, mas que ficaram ainda mais escassos e valiosos em função do conflito nos países do leste europeu.
Por representarem produtos perigosos e potencialmente prejudiciais no contato com o meio-ambiente e os seres humanos, seu transporte é comumente realizado por meio do modal dutoviário, ou seja, por meio de dutos.
Porém, este ainda é o modal menos utilizado no Brasil e em muitos países em função de sua baixa capilaridade e dos altos riscos ambientais envolvidos.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o modal dutoviário e sua utilização?
O transporte dutoviário é aquele realizado por meio de dutovias, ou seja, os dutos. Eles são grandes tubos estruturados de forma a garantir segurança e fluidez no transporte de produtos como líquidos, produtos químicos, óleos, gases e minérios. Além disso, o transporte por meio de dutos também pode ser utilizado em médias e pequenas distâncias, por exemplo, dentro de indústrias e empresas. Seu transporte é realizado por meio de pressão ou arraste.
Existem alguns tipos de dutos: os subterrâneos, os aquáticos, e os que passam por cima da terra.
A ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) classifica os dutos em 3 diferentes tipos:
Oleodutos, cujos produtos transportados são, em sua grande maioria: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene e nafta, e outros.
Minerodutos, cujos produtos transportados são: sal-gema, minério de ferro e concentrado fosfático.
Gasodutos, cujo produto transportado é o gás natural.
Mas existem ainda dutos para o transporte de carvão mineral (os chamados carbodutos), bem como para transporte de variados produtos, como água, cerveja, vinho, entre outros (os chamados polidutos).
Assim como todos os demais tipos de transportes, o transporte dutoviário envolve vantagens e desvantagens cujo peso deve ser avaliado a partir do tipo de operação e de produto transportado. Produtos com alto valor agregado e muito visados por quadrilhas são opções interessantes para o transporte dutoviário, desde que seja possível o seu transporte por este tipo de modal.
Entre as principais vantagens do modal dutoviário estão:
O transporte dos produtos que usualmente são distribuídos por meio de dutos costuma ser um transporte que envolve bastante riscos, sejam eles riscos ambientais, relacionados a acidentes, ou de perdas financeiras em função de vazamentos ou outros incidentes. Entre as principais desvantagens deste tipo de modal, estão:
O Brasil é um dos Países com maior força na indústria do petróleo no mundo, mas apenas 4% dos transportes em território nacional são realizados por meio do modal dutoviário, segundo estimativas da ANTT.
O País tem condições de conquistar muito mais espaço neste tipo de transporte, já que somos também uma potência em energia de baixo carbono, ou seja: um dos Países que menos gera emissões de carbono na produção de nosso petróleo, característica alinhada com os acordos ambientais entre as grandes nações, conferências globais do clima e necessidades latentes da agenda ESG.
Segundo o Presidente da Petrobras, nosso petróleo é produzido com 40% menos emissões de carbono por barril do que a média do restante do mundo.
China e Estados Unidos estão entre os principais parceiros comerciais do Brasil para a compra e venda de óleo e gás. Como já mencionamos em outro artigo recente, em 2022, os óleos brutos ou óleos combustíveis de petróleo foram o segundo item mais exportado do Brasil.
De acordo com dados de 2019, a China recebe cerca de 65% das exportações de óleos brutos de petróleo do Brasil, e os Estados Unidos, 13%, sendo o maior estado exportador do País neste tipo de produto, o estado do Rio de Janeiro.
Apesar de enviarmos muito petróleo bruto aos Estados Unidos, os combustíveis utilizados no Brasil são, em grande parte, refinados por lá e importados de volta.
Outro importante parceiro que utiliza o transporte por dutovias é um vizinho nosso. O Brasil possui relações amplas com a Bolívia no que diz respeito ao comércio de gases, por meio do Gasoduto Brasil-Bolívia, considerado o maior da América Latina e um dos maiores do mundo. Entre os países que também recorrem ao gás natural boliviano nos meses mais frios do ano está também a Argentina.
Europa, Oriente Médio e Estados Unidos são importantes referências no que diz respeito ao transporte dutoviário, e podem servir de exemplo ao Brasil no que diz respeito à importância dada e investimentos destinados a esta malha, com os objetivos de fortalecer cada vez mais a indústria de óleo e gás brasileira.
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