Os portos e a exportação de grãos no Brasil
Que o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de grãos do planeta, todo mundo já sabe. Nosso clima favorável à produção de commodities e nossa logística de portos...
Aqui em nosso blog, já falamos bastante sobre Drawback, que é um dos Regimes Especiais mais conhecidos oferecidos pelo Governo Federal. Hoje, porém, queremos falar um pouco sobre para quais tipos de empresas eles são mais indicados.
O Drawback é um benefício fiscal concedido a empresas industriais, mas ainda pouco explorado em seus processos de importação e exportação.
Mesmo dois anos depois, em 2021, eram apenas 1.961 empresas utilizando o Drawback Suspensão, e apenas 696 utilizando o Drawback Isenção.
Apesar disso, dentre os benefícios disponibilizados pelo Governo, ele ainda é um dos mais atrativos, já que suspende ou isenta os tributos incidentes sobre os insumos, comprados nacionalmente ou importados, e utilizados na fabricação de produtos destinados à exportação.
De acordo com o Ministério da Economia, este benefício ampara a exportação de aproximadamente US$ 50 bilhões por ano, representando cerca de 22% do total exportado, e trazendo vantagens como:
Mas se o Drawback é um benefício tão vantajoso, por que então algumas empresas relutam tanto em solicitá-lo e utilizá-lo? É o que vamos conferir a seguir.
Entre os motivos pelos quais as empresas deixam de utilizar ou subutilizam este benefício, podemos citar:
Muitas empresas já tentaram utilizar o Drawback e, ou tiveram suas solicitações indeferidas, ou tiveram tanta dificuldade na condução do processo que acabaram desistindo de realizá-lo.
Estes são, porém, pontos que podem ser combatidos e evitados quando se conta com um parceiro especializado, com experiência em tudo que é preciso para abrir e concluir um Ato Concessório com sucesso.
As empresas que mais utilizam o Drawback para apoiar suas operações, confirmam.
Os setores que mais utilizam o Drawback em suas exportações são as indústrias de base e a agroindústria, com produtos como celulose, minério de ferro e frangos congelados, e a de transformação, como a indústria de automóveis.
De acordo com o Ministério da Economia, em março de 2019, as exportações com Drawback foram compostas da seguinte forma: 47.7% referentes a produtos manufaturados; 31.3% a produtos básicos; e 21% a produtos semimanufaturados.
Em relação às importações, 52% compuseram-se de manufaturados, 39.2% de produtos básicos e 8.9% de semimanufaturados.
Os produtos mais exportados sob o Regime de Drawback Suspensão foram:
Os produtos mais importados foram:
Mas independente do segmento de atuação da sua empresa, o Drawback é uma importante ferramenta para conquistar melhores condições de importação de insumos e exportação de produtos manufaturados, garantindo competitividade aos produtos brasileiros no mercado externo.
Porém, como já dissemos, é necessário saber com quem contar para obter êxito na aprovação de seus Atos Concessórios, já que as exigências neste processo são muitas.
Para saber como o Drawback pode se aplicar de forma específica ao seu negócio, e quais as providências precisam ser tomadas para conseguir utilizar o Drawback em suas operações, converse com a Quirius e descubra como podemos te auxiliar!
Que o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de grãos do planeta, todo mundo já sabe. Nosso clima favorável à produção de commodities e nossa logística de portos...
Se sua empresa exporta, você precisa ter certeza de que está criando um conjunto completo de documentos de exportação precisos para cada remessa, ou suas remessas podem ser retidas pela...
As atividades de importação e exportação são fundamentais para impulsionar o crescimento econômico do país e potencializar a experiência de produção para o mercado externo. O Brasil se encontra em...
A nova reforma tributária tem como objetivo modernizar a arrecadação de taxas e impostos, realocar recursos e favorecer a competitividade das empresas brasileiras. A proposta pretende simplificar o sistema tributário...