Publicações

Peak Season: o que é e como impacta o comércio exterior

15/11/2023

A Logística Internacional envolve contextos e condições que, na prática, ultrapassam tudo que os profissionais do segmento aprenderam em teoria. Para trabalhar com importação e exportação de mercadorias, não basta saber, por exemplo, como é feito o transporte marítimo, quais são as taxas aplicáveis ou quais os órgãos anuentes. É preciso estar preparado para overbookings, greves, pandemias e muito mais!

O assunto sobre o qual vamos falar hoje envolve justamente uma dessas “surpresas” do Comércio Exterior. É a chamada Peak Season. Você já ouviu falar dela? Fique com a Quirius e descubra tudo sobre este assunto.

O que é Peak Season?

Na prática, Peak Season é um período em que a demanda de fretes e transportes de cargas é maior do que a oferta. 

Sabe aquelas datas em que todo mundo quer comprar e receber suas compras com rapidez? A Peak Season costuma ser originada nestas datas, mas não acontece exclusivamente nelas.

Além do aumento repentino de demanda, a Peak Season pode ser originada em função de feriados prolongados, greves, paralisações e interrupções nas prestações de serviços em portos e aeroportos, fenômenos climáticos graves, guerras ou conflitos que impeçam as atividades, entre muitos outros fatores.

Quando acontecem as Peak Seasons?

Algumas datas do ano já são bastante conhecidas por serem Peak Seasons, e como a demanda usualmente aumenta nestes períodos, os importadores e exportadores já se preparam para a antecipação das encomendas. 

Como exemplo destas datas, temos o feriado do Dia Nacional da China, ou feriado chinês  (1 de outubro), que costuma contar com 7 dias de folga, e também os meses que antecedem a Black Friday e o Natal, já que os varejistas costumam começar a preparar os estoques com cerca de 4 a 5 meses de antecedência.

O aumento da demanda ocasiona a dificuldade de encontrar armadores e espaços disponíveis nos navios e aeronaves, o que provoca também o consequente aumento dos fretes.

Como se planejar para uma Peak Season?

O planejamento é fundamental para quem não deseja ser tão duramente impactado pelos custos e atrasos possíveis durante a Peak Season. E para se planejar para um período com alta demanda de fretes, nada melhor do que:

  • Antecipar seus envios
  • Quebrar envios em contêineres e quantidades menores
  • Quebrar os envios com diferentes fornecedores
  • Evite transbordo
  • Acompanhe as cargas com mais precisão e tecnologia

Em uma Peak Season, é praticamente inevitável acabar tendo custos mais altos, mas o que você pode fazer é reduzir os custos com outras atividades referentes à operação, como os custos referentes à importação de insumos, reposição de estoques, e ainda custos com tributos, que somam a carga financeira mais pesada para os importadores e exportadores.

Para isso, conte com a Quirius, por meio do uso de Regimes Especiais como o Drawback e o Reintegra.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe!

Veja mais do nosso
BLOG!