Publicações

Prepare-se para as tendências do Comércio Exterior em 2023

17/01/2023

O ano de 2023 finalmente chegou e bateu à nossa porta cheio de expectativas, novos planejamentos e muito trabalho a ser feito. É hora de dar boas-vindas às novas implementações e continuar o que começou a ser desenvolvido em 2022. Todas as transformações do ano anterior trouxeram a necessidade de novos investimentos tecnológicos. Os grandes acontecimentos, como a pandemia, a guerra na Ucrânia, a Copa do Mundo e as eleições influenciaram movimentos globais.

A logística internacional, depois de enfrentar a época mais desafiadora com a pandemia pela Covid-19, vem encontrando seu equilíbrio novamente e se normalizando aos poucos, o que demanda novas ações e percepções. Considerando os avanços tecnológicos e as inovações que já estão sendo aplicadas por muitas empresas de Comex mundialmente, vamos explorar neste artigo as principais tendências do Comércio Exterior em 2023. Acompanhe!

1 – Crescimento da economia digital e implementação de novas tecnologias

O crescimento da economia digital é uma das tendências do comércio exterior global que terá um impacto significativo no comércio internacional em 2023. Com a popularidade crescente de tecnologias digitais, como inteligência artificial, internet das coisas e blockchain, as empresas estão encontrando maneiras de tornar seus processos de comércio mais eficientes e automatizados. Isso pode aumentar a capacidade das empresas de acessar novos mercados, gerenciar melhor seus riscos cambiais e melhorar as suas cadeias de suprimentos.

A inteligência artificial e o aprendizado automático estão permitindo aos negócios processar grandes quantidades de dados e tomar decisões mais informadas em questões, como previsão de demanda, otimização de cadeias de suprimentos e riscos de comércio. A Internet das coisas (IoT) é outra tecnologia digital que está impactando no comércio internacional, permitindo que as empresas coletem e transmitam dados em tempo real de dispositivos conectados, como sensores, veículos e equipamentos e usando-os para automatizar processos e tomar decisões comerciais mais inteligentes.

Já o Blockchain é um sistema de registro distribuído e descentralizado, usado para registrar e rastrear transações comerciais internacionais. Isso pode aumentar a transparência e a segurança das transações, além de tornar mais fácil para as empresas rastrear e verificar a origem dos produtos e a autenticidade dos documentos de comércio.

O Serviço Federal de Processamento de Dados brasileiro juntamente com a Receita Federal criaram sua própria Blockchain, conhecida como “bConnet”.

Outra tecnologia inovadora, amplamente explorada em 2021 e que vai seguir nas principais tendências em 2023, é o processo de Business Intelligence, uma área que consiste em extrair informações através da combinação de análise empresarial, visualização de dados,  mineração de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e outras práticas com o objetivo de auxiliar empresas nas tomadas de decisões através da análise de dados.

2 – Crescimento do comércio eletrônico e das MPEs no Comex

O comércio eletrônico é outra das tendências do comércio exterior que tem sido impulsionada pela popularidade crescente das compras online e pela facilidade de acesso à tecnologia. Ele permite que as empresas ofereçam seus produtos e serviços a consumidores em todo o mundo através de plataformas eletrônicas, como sites de comércio eletrônico e marketplaces.

A pandemia da COVID-19 acelerou ainda mais essa tendência devido ao isolamento, fazendo com que as pessoas deixassem de sair de casa e passassem a consumir, majoritariamente, de forma online. Isso levou a um aumento nas vendas online e a uma maior penetração do comércio eletrônico em setores que anteriormente eram predominantemente offline.

O comércio eletrônico pode ser especialmente importante para pequenas e médias empresas, que podem ter mais dificuldade para alcançar novos mercados através de canais tradicionais. Com a nova realidade proporcionada pela pandemia, só em 2021 mais de 30 mil empresas brasileiras exportaram produtos ou serviços, sendo que cerca de 11 mil eram micro ou pequenas empresas, segundo levantamento do Sebrae a partir da base de dados do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

No entanto, o comércio eletrônico também apresenta desafios, como a proteção de dados e a segurança cibernética. As empresas precisam estar cientes e implementar medidas de segurança apropriadas para proteger suas operações. Além disso, as empresas também precisam se familiarizar com as regulamentações comerciais e fiscais aplicáveis em diferentes países e garantir que estão cumprindo todas as exigências.

3 – Mudanças nas Cadeias de Suprimentos e processos mais sustentáveis

Entre as tendências do comércio exterior em 2023, podemos apostar nas mudanças nas cadeias de suprimentos. A pandemia mostrou como as cadeias de suprimentos globais são vulneráveis e como uma interrupção em um elo da cadeia pode ter impactos significativos em toda a economia global. Como resultado, muitas empresas estão buscando diversificar suas fontes de suprimentos e fortalecer a resiliência de suas cadeias de suprimentos.

Isso pode levar a um aumento no comércio intra-regional, com países buscando fornecedores mais próximos ao invés de depender de fornecedores distantes. Em vez de importar componentes de outros países, por exemplo, uma empresa pode procurar fornecedores locais ou regionais. Isso pode ajudar a reduzir os riscos associados às interrupções nas cadeias de suprimentos e aumentar a estabilidade da economia local.

Essa mudança pode levar a uma redução das importações e exportações entre países distantes e aumentar o comércio entre países vizinhos. Isso pode afetar particularmente os países que dependem das exportações para a maioria de sua renda econômica e países que são grandes exportadores de bens intermediários para cadeia global de suprimentos.

Além disso, pode haver uma maior pressão sobre as empresas para tornarem suas cadeias de suprimentos mais transparentes e responsáveis, incluindo esforços para monitorar e melhorar as condições de trabalho e impactos ambientais ao longo dos processos. Isso pode incluir a implementação de programas de conformidade, como as iniciativas de responsabilidade social corporativa e a adoção de práticas de comércio sustentável.

Quer saber mais sobre o Comércio Exterior e novidades em importações e exportações? Não deixe de acompanhar o nosso blog. Acesse nosso site para mais informações e conheça nossas soluções para Regimes Especiais!

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe!

Veja mais do nosso
BLOG!