Priorização de produtos com maior potencial de exportação
Independentemente de sua empresa ter experiência ou ser nova em exportação, uma maneira de ajudar a garantir a lucratividade nos mercados de exportação é dar um passo atrás e avaliar...
Neste post, vamos conhecer quais os principais parceiros comerciais do Brasil e as rotas de importação e exportação mais utilizadas para estas operações, além dos tipos de produtos mais importados e produtos mais exportados pelo País.
As principais rotas comerciais do Brasil
O Brasil vem retomando, pouco a pouco, seu patamar como um dos Países de maior interesse dos mercados estrangeiros para investimentos e negócios. Em 2022, o País voltou para a lista das 10 maiores economias mundiais, ocupando a nona posição.
As exportações de produtos como o minério de aço, a carne e a soja foram importantes para trazer este retorno do País à lista das nações que mais interessam aos olhos de investidores estrangeiros e levam o comércio exterior brasileiro a conquistar recordes significativos.
Estas exportações foram positivamente afetadas pela insegurança econômica causada pela Guerra entre Rússia e Ucrânia, já que nações que antes compravam este tipo de commodity destes países, tiveram que buscar por outros fornecedores.
Mas afinal, quais são os Países com quem o Brasil mais realiza negócios comerciais atualmente?
Rotas de Importação
Os 3 países dos quais o Brasil mais importa são, respectivamente, China, Estados Unidos e Alemanha. Assim, as rotas que envolvem estes 3 países são as mais utilizadas para a importação de produtos pelo Brasil.
Recentemente, o governo abriu importantes negociações com todos eles, mas especialmente com China e Estados Unidos. O Acordo entre Mercosul e União Europeia, em fase de revisão, também promete mexer bastante com estes números, já que deve oferecer condições para que os blocos importem e exportem mais entre si.
Pode-se incluir também a Argentina na lista de importantes parceiros comerciais do Brasil que têm recebido um olhar especial do governo com relação a acordos e tratados.
Confira abaixo quais os Países de quem o Brasil mais importa, e quais os produtos mais importados em cada um destes países.
Vale mencionar também os Países que mais importam do Brasil, sendo os 3 primeiros da lista a China, com 22,6% de participação, os países da União Europeia, como Holanda, Alemanha, França e Espanha, com 16,2% de participação, e os Estados Unidos, com 18,8% de participação.
Rotas de Exportação
Por outro lado, o Brasil tem conseguido também manter seu nível de exportações acima do de importações nos anos recentes, garantindo uma balança comercial favorável, em superávit.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações de 2022 alcançaram US$ 335 bilhões, representando o maior valor da série histórica, com um crescimento de 19,3% na média diária exportada em relação a 2021.
O preço dos bens exportados se expandiu em 13,6% e o volume embarcado aumentou 5,5%.
Os 5 Países para os quais o Brasil mais exporta atualmente são:
Os produtos mais exportados para estes Países, e que representaram mais de 50% de todo o valor de produtos exportados pelo Brasil em 2022, são:
Cabe destacar ainda produtos como lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço, obras de ferro ou aço e outros artigos de metais comuns; aeronaves e outros equipamentos, incluindo suas partes, plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes, e automóveis de passageiros, partes e acessórios de veículos automotivos.
Principais modais
E por quais modais estas cargas costumam circular? Bom, dentro do Brasil, o modal rodoviário responde por mais de 60% dos transportes realizados. Porém, quando olhamos para os processos de importação e exportação, ele é apenas uma das partes do transporte, que acontece, em sua maior parte e em seus maiores trechos, pelo modal marítimo que conecta os Países e portos.
Na exportação, os modais são utilizados da seguinte forma, segundo dados da Pesquisa “Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras”, realizada pela CNI em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV):
Quando levamos em consideração que mais de 90% das importações e exportações são realizadas via transporte marítimo, é importante olharmos para quais são os maiores portos brasileiros, e por onde escoa toda a nossa produção. Confira abaixo quais são os 10 maiores portos brasileiros:
Agora que você já conhece quais são os principais parceiros comerciais do Brasil para a exportação e a importação, que tal começar a realizar os seus processos de forma mais econômica e com o uso de benefícios que podem potencializar seu faturamento ou incrementar sua presença no mercado externo?
Conte com a Quirius para saber mais sobre como fazer suas operações crescerem e expandirem.
Independentemente de sua empresa ter experiência ou ser nova em exportação, uma maneira de ajudar a garantir a lucratividade nos mercados de exportação é dar um passo atrás e avaliar...
A nova reforma tributária tem como objetivo modernizar a arrecadação de taxas e impostos, realocar recursos e favorecer a competitividade das empresas brasileiras. A proposta pretende simplificar o sistema tributário...
Não é de hoje que o agro é um dos maiores segmentos exportadores do Brasil. Mas ele tem sido, também, o segmento responsável por garantir ao País uma balança comercial...
Podemos definir a parametrização como o processo de análise e classificação das mercadorias que acontece no despacho. Esta análise é realizada pela Receita Federal com o objetivo de confirmar os...