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Quais as principais rotas comerciais entre o Brasil e o exterior?

14/08/2023

Neste post, vamos conhecer quais os principais parceiros comerciais do Brasil e as rotas de importação e exportação mais utilizadas para estas operações, além dos tipos de produtos mais importados e produtos mais exportados pelo País.

As principais rotas comerciais do Brasil

O Brasil vem retomando, pouco a pouco, seu patamar como um dos Países de maior interesse dos mercados estrangeiros para investimentos e negócios. Em 2022, o País voltou para a lista das 10 maiores economias mundiais, ocupando a nona posição. 

As exportações de produtos como o minério de aço, a carne e a soja foram importantes para trazer este retorno do País à lista das nações que mais interessam aos olhos de investidores estrangeiros e levam o comércio exterior brasileiro a conquistar recordes significativos.

Estas exportações foram positivamente afetadas pela insegurança econômica causada pela Guerra entre Rússia e Ucrânia, já que nações que antes compravam este tipo de commodity destes países, tiveram que buscar por outros fornecedores. 

Mas afinal, quais são os Países com quem o Brasil mais realiza negócios comerciais atualmente?

Rotas de Importação

Os 3 países dos quais o Brasil mais importa são, respectivamente, China, Estados Unidos e Alemanha. Assim, as rotas que envolvem estes 3 países são as mais utilizadas para a importação de produtos pelo Brasil. 

Recentemente, o governo abriu importantes negociações com todos eles, mas especialmente com China e Estados Unidos. O Acordo entre Mercosul e União Europeia, em fase de revisão, também promete mexer bastante com estes números, já que deve oferecer condições para que os blocos importem e exportem mais entre si. 

Pode-se incluir também a Argentina na lista de importantes parceiros comerciais do Brasil que têm recebido um olhar especial do governo com relação a acordos e tratados.

Confira abaixo quais os Países de quem o Brasil mais importa, e quais os produtos mais importados em cada um destes países.

  • China: componentes eletrônicos;
  • Estados Unidos: óleos combustíveis e medicamentos;
  • Alemanha: medicamentos e peças de veículos;
  • Argentina: veículos de carga;
  • Coreia do Sul: circuitos eletrônicos;
  • México: automóveis;
  • Itália: medicamentos e peças de veículos;
  • França: medicamentos e inseticidas;
  • Japão: peças de veículos;
  • Chile: cobre e minério de cobre.

Vale mencionar também os Países que mais importam do Brasil, sendo os 3 primeiros da lista a China, com 22,6% de participação, os países da União Europeia, como Holanda, Alemanha, França e Espanha, com 16,2% de participação, e os Estados Unidos, com 18,8% de participação. 

Rotas de Exportação

Por outro lado, o Brasil tem conseguido também manter seu nível de exportações acima do de importações nos anos recentes, garantindo uma balança comercial favorável, em superávit.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações de 2022 alcançaram US$ 335 bilhões, representando o maior valor da série histórica, com um crescimento de 19,3% na média diária exportada em relação a 2021. 

O preço dos bens exportados se expandiu em 13,6% e o volume embarcado aumentou 5,5%.

Os 5 Países para os quais o Brasil mais exporta atualmente são:

– China: 28,1% das exportações

– Estados Unidos: 13,2% das exportações

– Holanda: 4,49% das exportações

– Argentina: 4,34% das exportações

– Japão: 2,41% das exportações

Os produtos mais exportados para estes Países, e que representaram mais de 50% de todo o valor de produtos exportados pelo Brasil em 2022, são:

  • Soja;
  • Óleos brutos e óleos combustíveis de petróleo;
  • Minérios de ferro e seus concentrados;
  • Milho não moído, exceto milho doce; 
  • Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada;
  • Carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas;
  • Açúcares e melaços;
  • Farelos de soja e outros alimentos para animais;
  • Café não torrado.

Cabe destacar ainda produtos como lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço, obras de ferro ou aço e outros artigos de metais comuns; aeronaves e outros equipamentos, incluindo suas partes, plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes, e automóveis de passageiros, partes e acessórios de veículos automotivos.

Principais modais

E por quais modais estas cargas costumam circular? Bom, dentro do Brasil, o modal rodoviário responde por mais de 60% dos transportes realizados. Porém, quando olhamos para os processos de importação e exportação, ele é apenas uma das partes do transporte, que acontece, em sua maior parte e em seus maiores trechos, pelo modal marítimo que conecta os Países e portos. 

Na exportação, os modais são utilizados da seguinte forma, segundo dados da Pesquisa “Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras”, realizada pela CNI em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV):

  • Modal marítimo: 57,4%
  • Modal aéreo: 23,2%
  • Modal rodoviário: 18,7%
  • Modal fluvial: 0,6%

Quando levamos em consideração que mais de 90% das importações e exportações são realizadas via transporte marítimo, é importante olharmos para quais são os maiores portos brasileiros, e por onde escoa toda a nossa produção. Confira abaixo quais são os 10 maiores portos brasileiros:

  1. Porto de Santos, em São Paulo;
  2. Porto de Paranaguá, no Paraná;
  3. Porto de Navegantes, em Santa Catarina;
  4. Porto do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro;
  5. Porto de Manaus, em Manaus;
  6. Porto de Itapoá, em Santa Catarina;
  7. Porto de Vitória, no Espírito Santo;
  8. Porto de Suape, em Pernambuco;
  9. Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul;
  10. Porto de Itajaí, em Santa Catarina.

Agora que você já conhece quais são os principais parceiros comerciais do Brasil para a exportação e a importação, que tal começar a realizar os seus processos de forma mais econômica e com o uso de benefícios que podem potencializar seu faturamento ou incrementar sua presença no mercado externo?

Conte com a Quirius para saber mais sobre como fazer suas operações crescerem e expandirem.

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