4 dicas para gerenciar uma equipe remota de exportação com sucesso
A menos que você lide com todas as partes do processo de exportação sozinho, ser um exportador significa coordenar os esforços de uma equipe de pessoas dentro e fora da...
Para todo canto que se olhe, parece que a Inteligência Artificial virou assunto principal. Com o lançamento do ChatGPT e de outras ferramentas, ela passou a estar presente tanto nas mesas do boteco quanto nas mesas dos escritórios.
E apesar de esse ser um assunto que vem mexendo com a imaginação e a percepção das pessoas a respeito de suas colocações profissionais, a ponto de deixar muita gente com medo de perder seu emprego para um robô, ele é, também, um tema importante para debatermos o avanço da tecnologia em nosso dia a dia de trabalho.
Pegamos aqui emprestada uma frase que a referência mundial em estratégias digitais de negócios, Martha Gabriel, costuma falar em suas palestras: “Se você não quer ser substituído por um robô, não aja como um robô”.
O que a Inteligência Artificial traz não é a substituição do homem pelas máquinas, mas sim, a chance de utilizamos o melhor da tecnologia a nosso favor na análise humana dos dados. E no segmento do comércio exterior, esta também é uma verdade e uma possibilidade. Quer saber como?
Reunimos neste conteúdo alguns dos pontos nos quais a Inteligência Artificial pode facilitar o dia a dia de quem trabalha com comércio internacional. Confira:
– Automatização dos processos
Com o grande volume de documentos e processos exigidos no Comércio Exterior, é difícil encontrar uma empresa que consiga manter todas as informações sempre atualizadas e de acordo com o que exige cada órgão envolvido.
A Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada no sentido de organizar e classificar os documentos exigidos, ajudando a evitar falhas e multas por informações prestadas erroneamente.
Também pode ser uma ferramenta interessante para ajudar a monitorar remessas, evitando trabalhos repetitivos e desnecessários e direcionando equipes para funções mais estratégicas.
– Previsibilidade
Por ser capaz de ler e combinar dados em uma performance muito maior do que a possível a um ser humano, a IA é capaz de prever demandas e ajustar as possíveis necessidades da empresa de acordo com estas demandas, podendo auxiliar nas tomadas de decisão com relação a estoque, produtividade, transporte, vendas e contratação de pessoal, por exemplo.
Além disso, com a capacidade de reunir uma grande quantidade de dados históricos e estatísticos, pode auxiliar também no estudo dos mercados, análise de concorrência e abertura de novas oportunidades de negócio.
– Monitoramento
Como já citamos acima, a IA pode ser responsável pelo monitoramento e acompanhamento de questões importantes relativas ao negócio do comércio exterior, incluindo tópicos como relações econômicas e políticas entre os Países, ajudando a garantir ações rápidas e uma atualização constante frente aos principais pontos que impactam no dia a dia das relações internacionais.
É possível configurar ferramentas de IA para acompanharem desde o câmbio em diversos países, até notícias relacionadas a acordos e regulamentações, por exemplo.
– Melhoria contínua
Os dados capturados pelas ferramentas de Inteligência Artificial também podem oferecer insights valiosos para a melhoria contínua dos processos e o aperfeiçoamento das atividades da empresa, trazendo crescimento da produtividade e do negócio.
Como você pôde perceber, a Inteligência Artificial não representa uma ameaça ao trabalho humano, e sim, um importante auxílio à sua realização plena e eficiente.
Em resumo, podemos afirmar que o bom uso da Inteligência Artificial no Comércio Exterior pode trazer resultados positivos não apenas para as empresas que a utilizam isoladamente, mas para o segmento como um todo, estimulando avanços há muito pleiteados pelos agentes deste setor, como a digitalização cada vez maior das documentações e a desburocratização do negócio como um todo.
E a boa noticia é que a Quirius pode ajudar. Conheça nossos serviços e saiba como podemos auxiliar sua empresa a impulsionar os negócios no mercado internacional.
A menos que você lide com todas as partes do processo de exportação sozinho, ser um exportador significa coordenar os esforços de uma equipe de pessoas dentro e fora da...
A inteligência artificial e a tecnologia têm um impacto significativo no comércio exterior, pois elas estão mudando a forma como as empresas conduzem negócios e como as nações se relacionam...
Neste post você vai entender o que é Drawback, quais são os seus benefícios e quais os princípios básicos para solicitá-lo, ou seja, como acontece o passo a passo do...
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 62,310 bilhões em 2022, superando...