Publicações

Regimes Especiais como propulsores da economia

08/11/2023

Já parou pra pensar o quanto os Regimes Especiais contribuem para nossa economia? Este é o tema de hoje no nosso artigo. Por isso, se você quer saber como isentar impostos pode trazer crescimento ao País, recomendamos a leitura deste material. 

E se você realiza ou deseja realizar negócios internacionalmente, expandir sua empresa e ampliar suas vendas, este conteúdo é ainda mais rico para você. Siga lendo e confirme.

O que são Regimes Especiais?

Regimes Especiais são incentivos tributários do Governo Federal que isentam ou suspendem impostos com o objetivo de incentivar a indústria nacional, a exportação de produtos fabricados no Brasil e o consequente superávit na balança comercial brasileira, ou seja, quando o número de exportações supera o de importações.

Os Regimes Especiais às vezes são vistos como isenções que beneficiam apenas aos grandes grupos e companhias, mas na verdade, eles são ainda mais essenciais para as pequenas e médias empresas, pois normalmente, são as que contam com menos recursos e que precisam utilizá-lo de forma mais assertiva e enxuta. Estes benefícios otimizam recursos, garantindo um aumento do fluxo de caixa e permitindo que estas empresas os direcionem a outras prioridades.

Como os Regimes Especiais impulsionam a economia?

Os Regimes Especiais trazem benefícios que vão além daqueles percebidos de forma individual, por cada empresa que os utiliza. Eles ajudam também a gerar competitividade à indústria nacional, trazendo, assim, vantagens que beneficiam a economia e a sociedade como um todo. Dentre estas vantagens, podemos citar:

– Maior facilidade no cumprimento das obrigações tributárias

Por meio dos Regimes Especiais, as empresas conseguem reduzir a carga tributária e ter acesso a facilidades que não seriam possíveis sem o uso deste benefício fiscal.Isso se converte em ganhos significativos para a saúde financeira das empresas.

– Redução do chamado “Custo Brasil” 

Por reduzirem a burocracia e a carga tributária das empresas, os Regimes Especiais colaboram na redução dos custos que inviabilizam ou dificultam o crescimento do País, o chamado “Custo Brasil”, responsável por retirar das empresas brasileiras R$1,5 trilhão por ano, de acordo com estimativas do Portal da Indústria.

– Fortalecimento da indústria nacional

A isenção fiscal prevista pelos Regimes Especiais fortalece os fabricantes nacionais e permite que eles sejam capazes de manufaturar localmente produtos que, de outra maneira, precisariam ser importados. Também oferece competitividade aos produtos fabricados aqui que serão vendidos no exterior, já que permite que insumos importados sejam utilizados com mais facilidade e isenção de impostos, gerando redução dos custos de produção, aumento das margens de lucro e produtos de maior qualidade para serem exportados.

– Geração de empregos

Os dois fatores anteriores reunidos fazem com que os Regimes Especiais também auxiliem no crescimento das empresas, influenciando na geração de emprego e renda, no estímulo da atividade econômica e na atração de investimentos para o País, além do crescimento de determinados setores produtivos estratégicos para a nossa economia.

Todos estes pontos são muito positivos para a economia do País e para as empresas. Mas a utilização dos Regimes Especiais exige planejamento, expertise e gestão, para que todas estas vantagens não acabem se tornando um ônus no dia a dia das empresas. É por isso que saber gerir a concessão dos Regimes Especiais exige o auxílio de um especialista.

Agora que você já sabe como os Regimes Especiais são capazes de impulsionar a economia do País, que tal conferir mais sobre como eles podem ajudar a sua empresa a crescer e se consolidar ainda mais no mercado?

Converse com nossos especialistas e conheça qual o Regime Especial ideal para as necessidades da sua operação.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe!

Veja mais do nosso
BLOG!