Atualmente o Brasil tem como principais parceiros comerciais a China, União Europeia, Argentina e Estados Unidos. Em dezembro de 2020, o país deu início às negociações com a Indonésia por meio do Conselho de Estratégia Comercial da Camex (Câmara de Comércio Exterior) e após aderência da Argentina, Paraguai e Uruguai – demais sócios do Brasil no Mercosul – as negociações com o país asiático prosseguiram e a primeira rodada está sendo finalizada ainda neste mês de outubro.
O Mercosul, na tentativa de ampliar seus números positivos da balança comercial, seguiu o mesmo caminho e também iniciou negociações com a Indonésia em agosto deste ano (2022), segundo matéria divulgada pela Exame, após assinar um acordo de livre comércio com Singapura.
Essas movimentações podem ampliar drasticamente as exportações brasileiras, visto que atingiram 1,6 bilhão de dólares no primeiro semestre deste ano, 24,4% a mais do que no mesmo período do ano anterior. O superávit da balança comercial alcançou 586,4 milhões de dólares.
Balança comercial com superávit nas exportações
O crescimento nas exportações foi de 18,4%, somando 225,09 bilhões de dólares. Nas importações, o crescimento alcançou 31,5%, totalizando 181,04 bilhões de dólares. Com esses valores, a balança comercial atingiu um superávit e a corrente de comércio registrou crescimento de 23,9%.
Isso mostra que a Indonésia é um país cheio de oportunidades para os negócios que desejam se expandir para além do Brasil. Além disso, o país asiático é considerado um mercado estratégico e os produtos exportados que se destacam são o farelo de soja (55% da receita advinda dos embarques), seguido pelo algodão (11%) e o açúcar (7,6%).
Segundo Arslanian, secretário das Américas do Ministério de Relações Exteriores, “com a eliminação de tarifas comerciais, o que pressupõe um gradual processo de redução mediante negociações entre ambas as partes, os produtos brasileiros deverão conquistar mais competitividade na Indonésia, um dos países que mais crescem no mundo”.
Negociações entre Mercosul e Singapura
Como mencionado anteriormente, o Mercosul fechou um acordo de livre comércio com Singapura. Depois de quatro anos de negociações, o tratado firmado possibilitou a eliminação de 90% das tarifas de importação do comércio bilateral.
O próximo passo é que ele entre oficialmente em vigor após o acordo ser validado por parlamentares de todos os países envolvidos.
Assim, Singapura abre um novo caminho de entrada para produtos brasileiros no Sudeste Asiático, apesar de que empresas brasileiras já reconhecem Singapura como um polo de distribuição para a região.
Também espera-se maior inserção de produtos como aves, carne suína e derivados de petróleo no mercado asiático.
Empresas brasileiras mais competitivas
Com as negociações em andamento com a Indonésia, as empresas brasileiras possuem grande expectativa de abrir um livre comércio com o país asiático, assim como o Mercosul, eliminando tarifas comerciais e trazendo mais competitividade para o cenário e os produtos brasileiros.
Também há expectativas de que as negociações provoquem efeitos setoriais. Análises da Secretaria de Comércio Exterior apontam aumento de nível de produção, importações e exportações totais.
Apesar do andamento, a indústria brasileira tem se manifestado contra o tema, com o argumento de que a abertura comercial pode criar uma concorrência injusta, uma vez que os custos da mão de obra na Indonésia são bem menores.
Você sabia que a Quirius é uma empresa BECOMEX? Acesse nosso site e confira nossas soluções para quem procura descomplicar regimes especiais e obter os benefícios com máximo proveito!